A Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi), está preparando um concurso público para a escolha da nova marca do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ).
A marca atual já é uma modernização desta, reproduzida a seguir, em que se nota que buscava reproduzir a sede do órgão, cercada de coqueirinhos.
Quando a marca foi criada, notem que os coqueiros do jardim chegavam à metade da altura do prédio. O tempo passou e, nas fotos atuais do AGCRJ (veja matéria de 2021) os coqueiros até ultrapassam o teto. Procuramos na internet referência sobre as autorias das marcas, sem sucesso.
Aliás, o Google revela até uma certa informação desencontrada sobre quando é considerado o nascimento da instituição, que já se chamou “Archivo do Distrito Federal”.
Nos brindes produzidos em 2012, por exemplo, que exibiam uma logo comemorativa de 120 anos, a data de nascimento estava como 1892.
Já na marca que comemorou 125 anos, em 2018, a data inicial aparece como 1893.
O regulamento do concurso para a nova logo será publicado na quinta-feira, 30/12, no Diário Oficial, com reprodução também no site do AGCRJ.
No entanto, o Diário Oficial desta quarta-feira, 29/12, já adiantou que a Comissão Especial de Avaliação dos trabalhos será formada por Marcelo Calero Faria Garcia, secretário municipal de Governo e Integridade Pública; Rosa Maria Barboza De Araújo, presidente do AGCRJ; Washington Menezes Fajardo, secretário de Planejamento Urbano; Emmanuel Bellard, do Centro Carioca de Design; e Alfredo D’Escragnolle Taunay Junqueira, coordenador especial de comunicação institucional da Prefeitura.
Para quem estiver interessado em mais informações, a Janela sugere contato direto com o Acervo Geral da Cidade, através desta relação com os telefones dos principais servidores.
Olá Marcio, fazendo uma pesquisa aqui sobre alguns trabalhos que já fiz, encontrei essa matéria no qual me interessei muito.
Em 2012 eu Isabel Dias trabalhava como prestadora de serviços no Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro como fotógrafa, no qual digitalizava os acervos históricos da Instituição para disponibilizar para os contribuintes. Com formação em Publicidade e Propaganda, na época fiquei à frente de um projeto no qual eu tinha a missão de modernizar a Logo do Arquivo Geral da Cidade com as informações internas obtidas, tendo algumas habilidades com desenho, optei por fazer ela com os traços principais do AGCRJ. Ainda tenho o esboço desse trabalho que foi uma honra participar, foi uma época de muito aprendizado.
Pra você ver, nunca nos atualizaram!!! E, entrando agora no site, não consegui nem identificar qualquer mudança!!!